O ser humano nasce inacabado, no entanto isto pode constituir uma vantagem.
Os humanos são seres prematuros, no sentido em que não apresentam à nascença as suas capacidades e competências desenvolvidas. Precisamente por esse motivo a infância dos seres humanos é tão longa e, consequentemente, a fase de dependência dos adultos.
No entanto este aparente defeito vai constituir uma importante vantagem para o ser humano, pois permitirá que este possua uma maior capacidade de adaptação a aprender o contexto do seu meio e da sua cultura. Este facto levou a que Konard Lorenz afirmasse que o Homem é “um especialista da não especialização”. Com isto pretendia demonstrar que a natureza biológica da espécie humana com o seu inacabamento e prematuridade permite que seja mais flexível ao nível do desenvolvimento das suas capacidades e ao nível das interações sociais.
Por fim, o inacabamento humano, a consequente e necessária aprendizagem permite aos humanos que se distingam dos restantes animais. Desta forma, os seres humanos possuem uma enorme variedade de comportamentos que se tornam imprevisíveis devido à adaptação individual de cada indivíduo ao meio.
Em síntese podemos concluir que a prematuridade humana constitui uma vantagem a vários níveis.
Marcelo 12ºD
Sem comentários:
Enviar um comentário