Vejamos, aqui, alguns jogos que conseguem facilmente iludir o nosso cérebro:
A mãe de Maria
"A mãe de Maria tem quatro filhos: Abril, Maio, Junho e ...?
Se você respondeu "Julho", você que foi enganado. A resposta correta é ... Maria. O seu cérebro é construído para ser eficiente e procurar padrões em tudo, disse Silva. Mesmo que a resposta esteja contida nas duas primeiras palavras do enigma o seu cérebro vai automaticamente para "Julho", porque esse é o próximo mês.
Este enigma revela o processamento automático do cérebro em funcionamento. Este sistema utiliza atalhos num esforço para salvar a energia que o cérebro precisa para fazer outras coisas, como o funcionamento do corpo e a capacidade de manter uma pessoa viva."
Apanhar o dinheiro
"Aqui está um jogo simples, que você pode jogar com um amigo. Estenda uma nota para o seu companheiro e ele ou ela devem colocar o dedo indicador e o polegar a poucos centímetros de distância do dinheiro, prontos para agarrá-lo.
Em seguida, solte a nota. A pessoa não será capaz de apanhar o dinheiro antes que ele caia (não é permitido mover o braço inteiro, apenas os dedos). A razão tem a ver com o tempo e velocidade de processamento mental.
Tudo que você vê acontece, basicamente, um décimo de segundo antes de ser registado no seu cérebro, que é a quantidade de tempo necessária para montar a grande quantidade de informações que chegam através dos olhos e outros sentidos, disse Silva.
Além disso, os seus olhos só podem ver em duas dimensões, a visão 3D é um produto do cérebro, acrescentou. Além de ver a queda da nota, o seu cérebro também tem de contar os dedos para se moverem para apanhar a nota. No momento em que isso acontece, a nota já está fora de alcance.
Diante de tudo isso, é realmente uma maravilha como rapidamente o nosso cérebro pode funcionar - mas às vezes nós superestimamos o nosso tempo de reação, disse Kolber. Este conhecimento levou Kolber a conduzir mais devagar e colocar mais a distância entre ele e os carros na frente dele na estrada - muitos acidentes podem ser evitados tomando esses tipos de precauções."
Fonte:http://www.ciencia-online.net/2013/04/7-maneiras-deenganar-o-seu-cerebro.htm
Helena Ribeiro, 12C
Sem comentários:
Enviar um comentário