sexta-feira, 3 de junho de 2016

Importância da relação de vinculação



A relação privilegiada que o bebé estabelece com a mãe é decisiva para o seu desenvolvimento físico e psicológico. Os laços que se vão construindo entre a mãe e o bebé designam-se de vinculação, apego.
—A vinculação é a necessidade de criar e manter relações de proximidade e afectividade com os outros, de o bebé se apegar a outros seres humanos para assegurar protecção e segurança. Esta relação, que se manifesta pela necessidade de contactos físicos ou de proximidade, seria, tal como a fome e a sede, uma necessidade básica ou primária.
—Assim, chorar, sorrir, mamar, agarrar e seguir com o olhar, constituem os comportamentos que o bebé adota  para manter a relação privilegiada com as figuras de vinculação.
Um exemplo, na imagem a baixo é possível observar que a mãe biológica dos bebés tigres não é quem lhes está a deixar alimentarem-se. Porém, a cadela está a agir como uma mãe para os bebés, pois é ela que lhes está a fornecer o que elas precisam para o seu crescimento, cuidados esses que são essenciais - a alimentação e o conforto.
Contudo, o estabelecimento de vinculação não é exclusivo do ser humano. Por exemplo, os macaquinhos comprimem-se contra o corpo da mãe à procura de conforto e proteção; os gatinhos e os cachorrinhos a mesma coisa, todos eles encontram na mãe a solução para os seus problemas e um meio para satisfazer as suas necessidades.
        
Filipe Rocha nº19

Sem comentários:

Enviar um comentário