quinta-feira, 2 de junho de 2016

Noção de cultura e padrão cultural

    A cultura é uma série completa dos instrumentos não geneticamente adquiridos pelo homem, assim como todas as facetas do comportamento adquirido após o nascimento. Cultura é então um conjunto de ideias, sentimentos, valores, atitudes e tradições mais ou menos estáveis, comum aos elementos de uma comunidade e transmitido de gerações para gerações, através do processo de socialização. É a capacidade de o ser humano se adaptar ao meio, transformando-o e reinventando-o através da cultura, que nos distingue dos outros animais. A cultura está presente em todas as sociedades, e constitui o mecanismo mais bem-sucedido de ajustamento de uma espécie ao seu meio. Existe diversas caraterísticas culturais que diferenciam uma determinada sociedade como por exemplo: a língua, a sua história, religião, crenças, costumes, valores, gastronomia, etc.
    Quanto ao padrão cultural pode dizer-se que é uma forma coletiva e específica de conduta cultural que uma sociedade estabelece como ideal, que visa a normalização do comportamento dos indivíduos de uma sociedade, possibilitando a satisfação das suas necessidades mas também a previsibilidade dos comportamentos dos seus membros. Existem vários tipos de padrões culturais: por estarem tão presentes, tornam-se tão familiares que não temos consciência da sua existência. Por exemplo: a roupa que usamos, o que comemos, o modo como nos relacionamos, a língua de um povo, a bandeira e o hino nacional, etc. Os sentidos que as pessoas e os grupos atribuem a determinadas atividades, comportamentos e objetos, o significado que estes têm depende do contexto cultural em que são vividos e experimentados pelos sujeitos. Cada padrão cultural muda permanentemente, não só pela ação criadora, produtora de cultura de cada um dos seus elementos, mas também através do contacto com outras culturas, com elementos culturais até aí estranhos.
    Para concluir, o ato de dançar, por exemplo, em certos contextos culturais pode ser considerado uma expressão de alegria; ou pode ser uma forma de comunicar com entidades sobrenaturais; noutros pode ser um pecado ou uma maneira de seduzir, etc.













                                                                                                                               
                                                                                                                                  Ana Manuela 12ºC


Sem comentários:

Enviar um comentário