Possuímos saberes que se fazem acompanhar de sentimentos
desagradáveis que nos levam a reagir sob a forma de protesto, ou a fazer
qualquer coisa para minorar a situação. É o caso de sabermos que existem
crianças vítimas de abuso sexual, por exemplo. Perspetivas como estas que,
revestindo-se de tonalidades afetivas, nos impulsionam a agir recebem o nome de
atitudes. Como refere o psicólogo Allport, uma atitude é gostar ou não gostar
de alguma coisa ou de alguém, o que influencia o nosso comportamento em relação
a essa coisa ou alguém. Neste contexto, é sobre as atitudes que irei fazer
referência neste meu artigo.
Atitudes são definidas como predisposições adquiridas e
relativamente estáveis que levam o indivíduo a reagir de forma positiva ou
negativa em relação a um objeto de natureza social. Ou seja, é uma tendência
para responder a um objeto social (situação, pessoa, grupo, acontecimento) de
modo favorável ou desfavorável. É no processo de interação na sociedade que o indivíduo
vai construindo o sistema de atitudes que pode assumir face: a ideias, a
situações, a instituições e a objetos materiais. As atitudes desempenham um
papel importante no modo como processamos a informação do mundo social em que
estamos inseridos, permitem-nos interpretar, organizar e processar as
informações. É este processo que explica que, face a uma mesma situação,
diferentes pessoas a interpretem de forma distinta. As atitudes envolvem
diferentes componentes interligadas: a componente cognitiva ou intelectual
(constituída pelo conjunto de ideias, de informações, de crenças que se tem
sobre um dado objeto social-pessoa, grupo, objeto, situação); componente
afetiva ou emocional (conjunto de valores e emoções, positivas ou negativas,
relativamente ao objeto social); componente comportamental (conjunto de
reações, de respostas, face ao objeto social). Construídas ao longo da vida
(com especial incidência na infância e na adolescência), as atitudes formam-se
e aprendem-se no processo de socialização. Os agentes responsáveis são vários:
família, escola, amigos, coralistas, colegas… Os membros da nossa família
constituem-se como os modelos que imitamos e com os quais nos procuramos
identificar. É importante realçar que a educação ocupa um lugar central na
formação das atitudes.
Para concluir, podemos afirmar que, atualmente, os meios de
comunicação social (mass media) têm grande influência na formação de novas
atitudes ou no reforço das que já existem, através: da publicidade, da
televisão, dos filmes, considerados como meios poderosos que exercem influência
sobre o modo como se encara o mundo, o trabalho, as preferências e as relações
interpessoais.
Cristina Botelho
Sem comentários:
Enviar um comentário