sexta-feira, 3 de junho de 2016

Processos conativos

Processos conativos
Conação é um termo usado para referir a capacidade de aplicação de energia intelectual a uma tarefa. É um conjunto de processos. É o que faz com que o ser humano consiga ter a vontade, o empenho, necessário para fazer algo. Assim dizemos que conação e o processo que nos leva a executar alguma tarefa.

Caracterizar os processos conativos: tendência e intencionalidade.
A intencionalidade existe quando o pensamento, perceção é acerca de algo. Por exemplo quando pensamos, pensamos acerca de algo.

A tendência é o impulso espontâneo que dá um rumo a vida. Estas tendências são entre o sujeito e o objeto, provocando uma necessidade, um impulso, que nos faz querer concretizar rapidamente.
As tendências podem ser primarias ou secundarias:

Primárias: correspondem as necessidades que não necessitam de qualquer tipo de aprendizagem - Fome, sede, frio,

Secundária: sendo aprendidas durante os processos de socialização, correspondem a necessidades socias- tendências para as línguas, futebol musica, etc

Esforço de realização:
O conceito de esforço de realização relaciona-se com o empenho para concretizarmos os nossos desejos e objetivos. Está ligado aos processos conativos, ao modo como os nossos desejos e propósitos se transformam em ações. Primeiro, satisfazemos as necessidades básicas fisiológicas e de segurança, depois as psicossociais de afiliação e estima e só por fim as de  autorrealização pessoal.


José Miguel 12ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário