quinta-feira, 2 de junho de 2016

Manipulação Genética

 

Qualquer organismo animal ou vegetal é constituído por células, dentro de cada célula existe um núcleo, um conjunto de cromossomas. Os cromossomas são estruturas de ADN, e estas estruturas por sua vez são constituídas por genes. Cada um dos genes representam uma propriedade específica, uma função. Contêm toda a informação sobre o organismo a que pertencem.

A manipulação genética consiste em retirar os genes de uma cadeia de ADN, introduzindo no seu lugar novos e diferentes genes. A partir daqui temos um organismo geneticamente modificado, que irá passar a reproduzir as características adquiridas pelos genes introduzidos.


Este fenómeno, atualmente, é banalmente utilizado, principalmente quando se trata de fazer negócio. Aqui é onde entram os produtos transgénicos que continuam fortemente a invadir todo o mercado mundial. Grandes produtoras investem alto na manipulação genética dos seus produtos em laboratório, tornando-os assim mais rentáveis em praticamente tudo. Por exemplo, no seu supermercado mais próximo estão algumas maçãs manipuladas em laboratório, ao lado estão algumas maçãs de origem orgânica. A maior parte dos consumidores, à partida, escolhe de imediato a maçã geneticamente manipulada. Primeiro porque lhes está impossibilitada a distinção destes dois tipos de maçã, segundo porque a maçã manipulada é bastante mais barata do que a natural, terceiro porque a maçã manipulada conserva o seu espeto reluzente mais tempo, obra da sua manipulação genética, ou seja, são inseridos na maçã genes com características que atrasam a deterioração do alimento. Os consumidores são enganados visualmente pois a maçã natural deteriora-se mais rapidamente. Por ultimo a maçã de laboratório tem menor custo de produção e produz-se mais rapidamente devido à inserção de genes de crescimento, enquanto que a maçã orgânica, para garantir a sua qualidade demora mais  tempo a atingir o crescimento ideal. Desta maneira os produtos transgénicos ganham cada vez mais terreno em relação ao produto orgânico, existindo a possibilidade de um dia estarmos obrigados a comprar maçãs que realmente não são maçãs, assim como outros produtos.  


Tiago Antunes 12ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário