O processo de socialização assume, também, grande importância na determinação do indivíduo, uma vez que esta resulta, em parte, da interação com as outras pessoas.
Neste sentido, este processo decorre no interior de uma determinada cultura e, bem assim, tem como objetivo que o indivíduo aprenda e interiorize padrões culturais. Desta forma, facilita a integração do indivíduo num determinado meio social e auxilia a construção e desenvolvimento da sua personalidade.
Para compreendermos melhor este processo, torna-se necessário atender a três pontos fulcrais: a necessidade de um programa genético aberto; um cérebro complexo e a existência de um meio social e cultural, onde este processo possa decorrer. Podemos, assim, definir este processo como o desenvolvimento da capacidade de adaptação do ser humano. Por isso, para que este processo tenha sucesso, ao ser humano é exigido que se adapte e responda positivamente ás regras, normas e valores que envolvem o meio social onde este processo irá decorrer. Ou seja, é necessário reger e guiar as suas atitudes e comportamentos com a consciência de que tem partilhar com outras pessoas um conjunto de direitos e deveres.
Pedro Alves
Sem comentários:
Enviar um comentário