A diversidade cultural diz respeito às diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, música, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade. A diversidade cultural está associada à dinâmica do processo de aceitação da sociedade. A cultura insere o indivíduo num meio social.
O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias, caraterísticas ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Existe vários tipos de cultura: a cultura dos Índios, dos muçulmanos, dos asiáticos, do povo português. Todos eles se regem por leis e normas diferentes, tem diferentes hábitos, costumes e diferentes crenças. Diferente gastronomia, língua, rotinas e rituais, diferentes religiões, etc. É esta diversidade cultural que permite distinguirmo-nos um dos outros e que nos define enquanto seres humanos. São as nossas caraterísticas individuais, como povo, que nos torna um povo único, independentemente da diversidade cultural que poderá existir.
O multiculturalismo (ou pluralismo cultural) é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa região, cidade ou país. O Canadá e a Austrália são exemplos de multiculturalismo; principalmente em grandes centros urbanos, existe multiculturalismo, ou seja, numa cultura de origem existem povos de diversas culturas diferentes. (Lisboa é uma cidade onde a presença deste fenómeno é bastante evidente, pois existem pessoas de culturas muito diferentes (angolanos, chineses, ucranianos, brasileiros, etc, que vivem e convivem uns com os outros em diversos espaços e contextos, promovendo um diálogo cultural e interculturalismo. O interculturalismo refere-se à interação entre culturas de uma forma recíproca, favorecendo o seu convívio e integração assente numa relação baseada no respeito pela diversidade e no enriquecimento mútuo. A expressão também define um movimento que tem como ponto de partida o respeito pelas outras , superando as falhas de relativismo cultural, ao defender o encontro, em pé de igualdade, entre todas elas.
Por fim, o interculturalismo, propõem-se a compreender a natureza pluralista da nossa sociedade e do nosso mundo, a promover o diálogo entre as culturas, a compreender a complexidade e riqueza das relações entre diferentes culturas, tanto no plano individual como no comunitário e a colaborar na busca de respostas aos problemas mundiais que se colocam nos âmbitos sociais, económicos, políticos e ecológicos.
Ana Manuela 12ºC
Sem comentários:
Enviar um comentário