quinta-feira, 2 de junho de 2016

     Córtex cerebral

 A palavra córtex vem do latim para " casca". Isto porque o córtex é a camada mais externa do cérebro. A espessura do córtex cerebral varia de 2 à 6 mm. O lado esquerdo e direito do córtex cerebral são ligados por um feixe grosso de fibras nervosas chamado de corpo caloso. Em mamíferos superiores (como humanos, primatas e cetáceos), o cérebro tem uma superfície irregular, cheia de áreas mais protuberantes (chamadas de giros), intercaladas com pequenos vales (chamados de sulcos) e que dão à aparência de "enrugado" ao cérebro.
 O cérebro de mamíferos menos desenvolvidos como camundongos e ratos tem poucos giros e sulcos, sendo a superfície cerebral mais lisa.
 O córtex cerebral, parte externa dos hemisférios, com somente poucos milímetros de espessura, é composto de substância cinzenta, em contraste com o interior do encéfalo, constituído parcialmente de substância branca. A substância cinzenta é formada principalmente dos corpos das células nervosas e gliais, Enquanto a substância branca consiste predominantemente dos processos ou fibras dessas células.
 O interior dos hemisférios cerebrais, incluindo o diencéfalo , contém não somente substância branca mas também massas bem delimitadas de substância cinzenta, coletivamente conhecidas como gânglios da base. Os mais destacados são os núcleos caudado e lentiforme, e os tálamos. O interior do encéfalo encerra também cavidades denominadas ventrículos, repletas de líquido cérebro espinal.

                                     
                                        Juliana Monteiro 12ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário