Na aula de psicologia foi por várias vezes enunciado que homens e porcos têm similaridades ao nível do ADN, considerei então que deveria analisar este tema mais aprofundadamente.
Estudos recentes têm vindo a descobrir semelhanças entre porcos e seres humanos e outros primatas. Desde já partilhamos com os porcos, o facto de sermos mamíferos omnívoros, e que tal como os Homens, os porcos estão igualmente expostos às gripes e ao fácil aumento de peso. Apesar de ser impossível e impreciso afirmar a quantidade de material genético que partilhamos com os porcos, só esse facto de sermos ambos (humanos e suínos) mamíferos significa que partilhamos uma considerável quantidade de ADN.
Para além disto, os estudos realizados mostraram que sofremos de doenças comuns aos suínos. Por exemplo, a obesidade, Parkinson, Alzheimer, derrames, etc. são patologias comuns a ambos. Desta forma o estudo sobre o ADN dos porcos, poderá levar à descoberta de novos tratamentos para o combate às doenças anteriormente referidas e outras, na espécie humana.
Em suma, as semelhanças entre suínos e primatas são de facto consideráveis e, o estudo do seu material genético pode conduzir à descoberta da cura para varias patologias que afetam o ser humano.
Marcelo 12ºD
Sem comentários:
Enviar um comentário