terça-feira, 15 de março de 2016

Introdução ao método psicanalítico

O último tema abordado nas aulas de psicologia, no 2º período, foi o método psicanalítico. Tendo em conta que foi abordado apenas em uma aula, resolvi procurar e pesquisar sobre esta temática.
As técnicas psicanalíticas foram criadas, desenvolvidas e sugeridas por Sigmund Freud. O método psicanalítico consiste na investigação dos processos inconscientes da vida mental e numa forma de psicoterapia. Assim, para além de procurar explicar determinados fenómenos ao nível da mente inconsciente, procura também alcançar a resolução de certas patologias. Prova disto é o facto de, atualmente, o método psicanalítico ser aplicado no domínio da psicologia clínica, que foi muito influenciada pela conceção de Freud relativa ao psiquismo humano.
Um dos “objetos” de tratamento do método psicanalítico é a nevrose, assentando na cura pela fala. Neste sentido, deve proceder-se a uma análise do discurso, das emoções e dos comportamentos da pessoa. Para isto, será crucial a relação afetiva entre o terapeuta e o pa
ciente, para que o último se sinta á vontade, calmo, e consiga confiar no primeiro. Assim, o paciente deve ser capaz de se conhecer, analisar e perceber a si próprio, comprometendo-se com o processo psicanalítico.
O método psicanalítico aplica-se a desordens mentais moderadas, como depressões crónicas, fobias, esquizofrenia, etc.

Pedro Alves 12ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário