Numa das aulas de psicologia, abordamos a temática, ainda que superficialmente, das fases do sono. Este tema tornou-se, para mim, motivo de interesse, por isso, resolvi fazer uma pesquisa mais detalhada para elaborar este artigo.
O ciclo do sono divide-se em quatro fases distintas e, no fim de um ciclo que dura entre 90 a 110 minutos este reinicia-se.
A primeira fase, diz respeito à transição da vigília para o sono, nesta etapa ocorre a libertação de melatonina, que introduz a sonolência (abrange 10% da noite).
Na segunda fase, observa-se uma diminuição dos batimentos cardíacos, os músculos relaxam e a temperatura corporal baixa. Inicia-se um sono leve conhecido como sono de conexão (abrange 45% da noite).
Na terceira fase, o corpo funciona mais lentamente e a produção de moléculas diminui. O coração bate devagar e a respiração torna-se mais leve (abrange 25%).
Por fim, a quarta fase, corresponde ao sono profundo, quando ocorrem os sonhos que são fragmentos de memórias (fase REM- sigla em inglês para movimento rápido dos olhos). O indivíduo apresenta descargas de adrenalina, onde existem picos de batimentos cardíacos.
Em conclusão, o sono assume um papel de extrema importância na vida do Homem, uma vez que, é nesta fase que se restauram os tecidos, que se restabelecem os níveis de energia, aumenta-se a massa muscular, consolidam-se as aprendizagens e as memórias.
Patrícia Caldas 12ºD
Sem comentários:
Enviar um comentário