segunda-feira, 14 de março de 2016

Reflexologia e a sua importância


Nas aulas de psicologia foi, por várias vezes, abordada a temática da reflexologia de Pavlov, decidi, por isso, elaborar este artigo com o intuito de sumarizar e aprofundar os meus conhecimentos acerca desta tese. 

Ivan Petrovich Pavlov (1849-1936), fisiólogo russo, recebeu o prémio nobel da medicina em mil novecentos e quatro pelas descobertas no processo digestivo de animais. Contudo notabilizou-se pela sua tese da reflexologia ou reflexo condicionado. Nos seus estudos experimentais, com cães, verificou que estes salivavam não só ao avistarem comida (comportamento inato), mas também a outros estímulos que fizessem adivinhar a obtenção da mesma (comportamento adquirido) tais como, uma campainha ou o som dos passos do tratador.


Desta forma, Pavlov provou a existência de reflexos condicionados, que se traduzem em comportamentos aprendidos através da associação com situações agradáveis ou desagradáveis. Concluiu ainda que através da repetição destas circunstancias, é possível criar ou remover determinadas respostas tanto de animais como de humanos. 


O fisiólogo encarava a ciência como algo que tem o ponto de partida em factos concretos, algo metódico, realizável através do método experimental e verificável, mais uma vez porque pode ser experimentado em laboratório. 

Os estudos de Pavlov deixaram uma grande marca na psicologia (especialmente na teoria behaviorista) pelo método, uma vez que coloca a psicologia ao nível das ciências experimentais. 

Marcelo 12ªD

1 comentário: