Processos cognitivos são como os processos subjacentes á elaboração do conhecimento, os processos cognitivos são muito complexos, porque implicam um conjunto de estruturas que recebem, filtram, organizam e retêm os dados provenientes do meio.
De entre os processos cognitivos, vamos abordar três: a perceção, a aprendizagem e a memória.
Em primeiro lugar, a perceção pode ser entendida como a forma de contactar com o mundo através dos nossos sentidos, não mostrando o mundo tal como ele é. Existem diferentes tipos de perceções, como por exemplo através da visão recebemos informações que encontram nesse lugar, através da audição ouvimos não só as pessoas mas todo o mundo que te rodeia e através do tato conseguimos sentir-nos confortáveis nesse sítio devido ao facto da temperatura estar propicia ao nosso corpo e o cheiro ser agradável.
Em segundo lugar, a aprendizagem é todo um processo diário, sabes que tens de te levantar preparar-te, tomar o pequeno-almoço, apanhar o autocarro e ir para a escola, tudo isto faz parte de uma aprendizagem a que te habituas ao longo da vida, por um processo de socialização.
Por ultimo, a memoria a memoria é muito importante para o ser humano uma vez que sem ela não poderíamos guardar quaisquer tipos de informação , acontecimentos entre outras coisas, é ela que faz de nos pessoas únicas e capazes de nos distinguir perante os outros, é ela que nos responsabiliza pela identidade que adquirimos , e é também com ela que adquirimos o futuro e nos possamos lembrar do passados, muitas das coisas do passados de criança que não nos lembra-mos se dão facto de existir o recalcamento .
Todos estes comportamentos estão relacionados com os estímulos do meio e são calculáveis, como o toque da campainha de manha, entre outros. Estas aprendizagens são chamadas de não simbólicas, Por exemplo cumprimentar pessoas abrir o manual, são chamadas de aprendizagens simbólicas pois, envolvem a maneira como interpretamos a realidade e como regulamos os nossos comportamentos. Em suma podemos concluir que as memorias são importantes pois é com a sua ajuda que negamos a informação desnecessária, caso contrario não iríamos funcionar como organismo.
Tânia Castro 12º C
Sem comentários:
Enviar um comentário