No artigo anterior, elaborei um artigo sobre Jean Piaget e o
seu interacionismo. Deste modo e como sequência, vou continuar a escrever sobre
este psicólogo ilustre bem como as suas teorias.
A teoria de Jean Piaget foca-se no crescimento, através da
adaptação e ajustamento ao meio e inclui diversos conceitos chave. A noção de
esquema é um deles, mas existem outros, como: assimilação e acomodação. A
assimilação baseia-se na incorporação de um elemento do meio exterior nos
esquemas do sujeito. A acomodação consiste na transformação dos esquemas do
sujeito em função do elemento exterior. Na sua perspetiva, o desenvolvimento
ocorre por estádios. Durante o processo de desenvolvimento, é importante manter
o equilíbrio entre conhecimento existente ou seja, assimilar, e a alteração do
comportamento para considerar novos conhecimentos isto é, acomodar. À relação
entre a assimilação e a acomodação Jean Piaget chamou de equilibração. É a
equilibração que torna possível que a inteligência se construa,
progressivamente, ao longo do tempo. Nos estádios há aquisições relevantes e a
cada estádio corresponde determinadas estruturas. Jean Piaget defende a
existência de 4 estádios: sensório-motor, pré-operatório, operações concretas,
operações abstratas.
Em conclusão, é vital compreender que Piaget se baseia numa
relação entre assimilação e acomodação, da qual resulta um processo de
equilibração. Este equilíbrio entre os dois conceitos é fundamental para o
desenvolvimento psíquico do indivíduo.
Cristina Botelho
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