segunda-feira, 14 de março de 2016

Jean Piaget







No artigo anterior, elaborei um artigo sobre Jean Piaget e o seu interacionismo. Deste modo e como sequência, vou continuar a escrever sobre este psicólogo ilustre bem como as suas teorias.


A teoria de Jean Piaget foca-se no crescimento, através da adaptação e ajustamento ao meio e inclui diversos conceitos chave. A noção de esquema é um deles, mas existem outros, como: assimilação e acomodação. A assimilação baseia-se na incorporação de um elemento do meio exterior nos esquemas do sujeito. A acomodação consiste na transformação dos esquemas do sujeito em função do elemento exterior. Na sua perspetiva, o desenvolvimento ocorre por estádios. Durante o processo de desenvolvimento, é importante manter o equilíbrio entre conhecimento existente ou seja, assimilar, e a alteração do comportamento para considerar novos conhecimentos isto é, acomodar. À relação entre a assimilação e a acomodação Jean Piaget chamou de equilibração. É a equilibração que torna possível que a inteligência se construa, progressivamente, ao longo do tempo. Nos estádios há aquisições relevantes e a cada estádio corresponde determinadas estruturas. Jean Piaget defende a existência de 4 estádios: sensório-motor, pré-operatório, operações concretas, operações abstratas.


Em conclusão, é vital compreender que Piaget se baseia numa relação entre assimilação e acomodação, da qual resulta um processo de equilibração. Este equilíbrio entre os dois conceitos é fundamental para o desenvolvimento psíquico do indivíduo.

                                                                                                                  Cristina Botelho



Sem comentários:

Enviar um comentário