terça-feira, 17 de novembro de 2015

O que molda o ser humano?


O ser humano é um ser que se encontra em contaste mudança. Apesar disso, existem bases estruturantes para o desenvolvimento do individuo: a genética e o ambiente que o rodeia.
A genética é tudo aquilo que compõem o nosso organismo e que nos faz ser seres humanos. Desde a cor dos olhos até á personalidade do individuo, sendo um conjunto de um vasto leque de características que nos tornam únicos e posteriormente poderão influenciar comportamentos.
Arthur Jensen, professor de psicologia, apresentou no seu artigo, publicado em 1969, "How Much Can We Boost IQ and Scholastic Achivement?" a tese de que a capacidade cognitiva do indivíduo era determinada pelo processo de hereditariedade, por outras palavras a codificação genética sobrepõem-se ao meio que rodeia o individuo.

Porem, Sigmund Freud, medico e psicanalista austríaco, defendeu que o ambiente era o factor crucial para o desenvolvimento do ser humano.  Segundo a sua teoria, o comportamento do ser humano adulto era influenciado e por vezes até explicados por episódios recorrentes da sua infância, tendo assim a infância um papel fulcral para a construção do individuo ao nível cultural.
Por ambiente entendemos tudo aquilo que rodeia o ser humano, isto é, se vive no campo ou na cidade, se teve uma infância tranquila ou perturbada, se frequenta ou frequentou ambientes tóxicos, entre outros factores. No ambiente podemos também podemos englobar determinadas ações, como por exemplo fumar, consumir álcool ou praticar desporto, que podem trazer represálias que não estavam determinadas pela configuração genética. Um exemplo mais concreto é o aparecimento de doenças associado a praticas prejudiciais a saúde, como o cancro do pulmão originado através do tabagismo, que não estavam predestinadas a afectar o individuo.

Tiago Antunes 12ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário