domingo, 29 de maio de 2016

A Memória

A cognição traduz-se no conhecimento humano e animal sob diferentes formas. De entre todas, optei por abordar a memória. 
De forma geral, a memória é o lugar onde registamos as nossas vivências. Podemos resumi-la em três palavras chave: é a capacidade que o cérebro possui de armazenar, reter e recordar. A forma como memorizamos alguma informação e a eficácia em fazê-lo, vai depender do interesse e da motivação que colocarmos para atingir esse objetivo.
A memória, caracteriza-se como importante no comportamento humano, uma vez que está na base de todas as funções psíquicas. Se pensarmos com clareza neste assunto, concluímos que sem esta capacidade do cérebro, o homem não conseguiria desenvolver-se culturalmente, seria simplesmente biológico, dado que é através desta função que o indivíduo se adapta ao meio e atribui um significado às suas experiências. A memória, pode inclusive, ser vista como a nossa identidade pessoal, pode definir aquilo que somos porque tudo o que armazenamos nos vai distinguir dos outros seres, é exactamente isso que nos torna únicos.
Esta capacidade que o nosso cérebro possui, isto é, a memória, apresenta 3 processos fundamentais, nomeadamente a Codificação, que se prende com a preparação das informações que mais tarde serão armazenadas. Segue-se o Armazenamento, que assim como o nome nos indica, é o armazenar das informações anteriormente codificadas. Por fim, a Recuperação, que reproduz as informações passadas, ou seja, trás à nossa memória coisas anteriormente vividas.
Maria Joana, nº12
12ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário