segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Introdução á Psicanálise

A psicanálise é um tema que temos vindo a abordar ao longo das aulas de Psicologia. Assim, tendo em conta que faz parte do nosso programa, e aproveitando o facto de ser tema presente nas aulas, achei que seria benéfico fazer uma introdução á Psicanálise.
A psicanálise foi um método proposto por Sigmund Freud, cujo objetivo principal é a análise, interpretação, estudo e compreensão do Homem. Para isto, encara-o como um sujeito inconsciente, sendo que abrange três áreas: um método de investigação; um sistema teórico; e um método de tratamento, caracterizado pela associação livre.
Tendo por base estes princípios, é possível concluir que a Psicanálise é uma teoria da personalidade, do comportamento humano, pelo que pretende decifrar a organização da mente. Assume-se, também, como um campo clínico, aproximando-se em alguns aspetos da medicina, visando curar doenças.
Sigmund Freud, considerado o pai da Psicanálise, foi inspirado pelo trabalho de de Josef Breuer, que introduziu o estudo da hipnose, que Freud viria a substituir pela associação livre.
Em linguagem mais vulgar e num ponto de vista do senso comum, a Psicanálise é muitas vezes entendida como Psicologia. No entanto, são duas vertentes que, embora se relacionem, devem ser entendidas de forma distinta.
A teoria psicanalítica encontra-se exposta e resumida em três publicações históricas: "Interpretação dos sonhos"; "Psicopatologia da vida Quotidiana"; e "Três ensaios sobre a teoria da sexualidade".
                                                                                          Pedro Alves 12ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário