quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

A doença mental é hoje em dia muito conhecida. Esta é definida e estudada por vários científicos, com o objetivo de procurar resposta para esta doença. Essa resposta pode ser a procura de ajuda a um terapeuta, a um psiquiatra ou recorrer a outros especialistas.
Esta doença não se trata apenas de desvios do comportamento das pessoas mas sim pode se tratar de uma disfunção na pessoa.
http://saude.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/doencas-mentais-mais-comuns-3/doencas-mentais-mais-comuns-2.jpg
"As doenças mentais devem ser encaradas do mesmo modo como se olha para as doenças físicas. Tal como o cancro e as doenças de coração, sabe-se que muitas doenças mentais têm causas definidas, requerendo cuidados e tratamento. Quando os cuidados e o tratamento são prestados, é de esperar uma melhoria ou recuperação, permitindo às pessoas regressarem à comunidade e retomarem vidas normais. Infelizmente, os preconceitos impedem que as pessoas, uma vez recuperadas das doenças mentais, consigam dar os passos para reingressar na vida vocacional, familiar e social, com total plenitude. Este obstáculo, vem bloquear os esforços que permitiriam que as suas vidas seguissem cursos tão normais e produtivos quanto possível."
Esta frase serve para observar que as pessoas descriminam/tratam de modo diferente as doenças, todas as doenças.
Temos vários tipos de doenças mentais, tais como, a depressão, a esquizofrenia, as perturbações ansiosas, fobias ou até mesmo as perturbações do comportamento alimentar.

Fontes: http://www.adeb.pt/pages/estigma-saude-mental
Joana Filipa 


Sem comentários:

Enviar um comentário