sábado, 20 de fevereiro de 2016

Desenvolvimento Psicossexual segundo Freud

Para Sigmund Freud, o desenvolvimento da personalidade e de vários traços comportamentais do Homem forma-se através de uma sequência de etapas psicossexuais que ocorrem desde o nascimento até à adolescência. Etapas estas que são as seguintes:

Fase Oral dos 0 a 1 ano de vida:      A região do corpo que proporciona maior prazer à criança é a boca. É através da boca que a criança entra em contacto com o mundo. O principal objeto de desejo nesta fase é o seio da mãe, que além de fornecer alimento, possibilita a vinculação entre mãe e filho.

Fase Anal dos 2 aos 4 anos de vida:
Neste período a criança adquire o controlo da esfíncter (musculo do ânus) e a zona de maior satisfação é a região do ânus.

Fase Fálica dos 4 aos 6 anos de vida:
Nesta etapa, a atenção da criança volta-se para a região genital e esta apresenta um comportamento narcisista. Ao serem confrontadas com as diferenças entre os dois sexos, as crianças criam as chamadas «teorias sexuais infantis», imaginando que às meninas lhes tinha sido retirado o pénis (complexo da castração). As meninas veem-se incompletas pela ausência do pénis. Neste período surge também o Complexo de Édipo, onde o menino passa a apresentar uma atracão pela mãe e rivaliza com o pai. O fenómeno contrário ocorre na menina, chamado Complexo de Electra. Esta passa a sentir maior atracão pelo pai e rivaliza com a mãe.

Tiago Antunes 12ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário