sábado, 12 de dezembro de 2015

A teoria sistémica


A teoria sistémica defende que um indivíduo, numa determinada situação, reagiria da mesma maneira que outro na mesma situação.

Vejamos, por exemplo: o caso das crianças selvagens. As crianças selvagens cresceram e desenvolveram-se na selva, adotando os mesmos instintos de sobrevivência, reagindo de igual forma aos animais, de acordo com as diversas situações que vão aparecendo. Para além de tudo isto, o modo de deslocação também é diferente, pois desde cedo foram imitando a sociedade animal que lhes rodeava passando, por isso, a utilizar quatro apoios em vez de dois (a bipedia). Sendo assim, a sociedade, as vivências, as experiências bem como um passado, moldam o desenvolvimento do ser humano.

Para concluir, esta teoria afirma que o passado é extremamente marcante, provocando reações equivalentes em duas pessoas que possuam vivências iguais. Neste sentido e como estamos numa quadra natalícia, já pararam para pensar que, tanto as crianças selvagens, como o protagonista do filme “O Bom Rebelde”, como a questão dos refugiados, como todo o indivíduo que está dependente de uma depressão, são alvo de juízos de valor, por parte de cada um de nós? Será que tu, eu, nós não reagiríamos da mesma maneira que todos eles, se tivéssemos um passado igual, com as mesmas experiências e vivências?

                                                                                                                    Cristina Botelho

Sem comentários:

Enviar um comentário