quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Gestaltismo

“O todo e mais que a soma das partes”

Em termos mais gerais, é o conjunto de entidades físicas, biológicas, fisiológicas ou simbólicas que juntas formam um conceito, padrão ou configuração unificado que é maior do que a soma de suas partes. O gestaltismo considera o contexto em que ocorrem os fenómenos psicológicos (campo) fundamental para a compreensão dos mesmos, e enfatiza os processos de organização mental. De acordo com a teoria gestáltica, não se pode ter conhecimento do "todo" por meio de suas partes, pois o todo é outro, que não a soma de suas partes: "A+B" não é simplesmente "(A+B)”. Filósofos como Marx Wertheimer, Kurt Koffka e Wolfgang Köhler focaram-se nos estudos psicofísicos – os quais relacionaram a forma e sua perceção.


 As suas experiencias iniciaram-se com relação à perceção e sensação do movimento. Visavam entender os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estímulo físico percebido pelo sujeito possui uma forma diferente da que corresponde à realidade.


 O conceito de insight é de maior importância para a Gestalt. É definido como um evento cognitivo no qual a relação e a ligação de eventos psicológicos conferem forma à figura e fazem com que o sujeito compreenda a figura formada. De acordo com os gestaltistas, o processo da percepção encontra-se entre os estímulos fornecidos pelo meio e a resposta do indivíduo.

Filipe Rocha 12ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário