quinta-feira, 21 de janeiro de 2016
A introspeção
Na aula de psicologia, desenvolvemos o tema “Introspeção”. Esta temática é, para mim, motivo de interesse e curiosidade, por isso, resolvi pesquisar e elaborar este artigo.
A “Introspeção” é uma reflexão de um “eu” interior e uma análise sobre o estado de espírito do indivíduo, a disposição interior, em suma, uma auto-observação com caráter sistemático, criterioso e realizado em circunstâncias específicas e apropriadas (gabinete de psicologia). O método introspetivo baseia-se, por isso, na observação e descrição dos conteúdos da consciência feita pelo próprio sujeito, para que o psicólogo possa, posteriormente, estudá-los. O sujeito na observação e descrição do que se passa consigo adquire o papel de observador e observado. Por vezes, existem algumas limitações no uso do método introspetivo, uma vez que o indivíduo é o mesmo.
Em conclusão, só o indivíduo que vive a experiência é que pode descrevê-la, introspecionando-se, isto é, fazendo a autoanálise dos seus estados psicológicos em condições experimentais. De seguida, o psicólogo analisa-os e estuda-os, para que possa aumentar a qualidade de vida do indivíduo.
Cristina Botelho
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário