O associacionismo é uma teoria que defende que para a aprendizagem de algo complexo é necessária uma associação de ideias mais simples a ela relacionadas, tais como estímulos e respostas ou outros elementos comportamentais ou mentais considerados primários.
Os seguidores desta teoria acreditam que o estudo do comportamento animal permite compreender determinados comportamentos humanos.
Do ponto de viste epistemológico (do conhecimento) pode-se afirmar que adquirimos ideias não só pelos sentidos, mas também através da associação de ideias. Esta crença remonta a Aristóteles que afirma “os itens semelhantes, opostos e contíguos tendem a associar-se entre si”.
Este foi o ponto de partida, em que ideias próximas a nível espácio-temporal (contiguidade), ideias semelhantes em forma, cor, tamanho, etc. (semelhança) e ideias opostas (contraste) se associam.
Foram vários os promotores desta teoria dos quais se destaca David Hartley (1705-1757), fundador da teoria associcionista. James Mill (1773-1836), a expressão máxima do associacionismo, que afirma que toda a nossa mente é resultado da soma de ideias. Também Edward Lee Thorndike (1874-1949), outro adepto desta teoria criou posteriormente a lei causa-efeito, que afirma que se um determinado comportamento de um determinado ser vivo for recompensado este tende a repeti-lo. Por outro lado se for castigado após realizar determinado comportamento tende a evitá-lo.
Em suma o associacionismo defende que a aprendizagem só é possível pela associação de ideias e, desta forma um individuo para obter uma ideia complexa necessita de adquirir as ideias mais simples que lhe estão associadas.
Marcelo 12ºD
muito bom
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