terça-feira, 20 de outubro de 2015

Em busca da origem da Psicologia: parte 1


  Dados os primeiros passos numa disciplina nova, a psicologia, fiquei com curiosidade em saber onde é que tudo começou, quem foi o responsável por esta ciência que estamos a conhecer no nosso décimo segundo ano.Desta busca resultaram alguns saberes que considero importantes e que quero partilhar.
  1879, laboratório de psicologia experimental da Universidade de Lepzig, Alemanha: é neste contexto que Wilhelm Wundt, fisiologista alemão, professor e escritor dedicado, funda a psicologia científica,investigando a consciência através de estudos experimentais.Este, que é considerado o "pai" da psicologia abandonou o estudo do espírito ou da alma, muito ligado à etimologia da palavra e passou a dedicar-se à investigação de atividades que, desenroladas no interior do psiquismo, viriam a ser nomeadas por processos mentais, psíquicos ou de consciência. Percebe-se assim que o primeiro objeto da psicologia científica foi a consciência, ou seja os pensamentos, as lembranças, as emoções e os sentimentos. De referir também que tudo isto foi intencionalmente investigado em laboratório.
  Em suma, apesar de parecer uma resenha histórica, este pequeno texto é o resultado de uma curiosidade muito pessoal sobre onde e com quem tudo começou.

  Cristina Botelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário